domingo, 21 de setembro de 2008

Arregaçando as mangas e indo à luta

Há dois meses voltei a malhar. Decidi começar a luta contra o peso por esse front. Das outras vezes minha estratégia de começar dieta e malhação no mesmo período não deram certo, então dessa vez resolvi ir por partes. Eu li em algum lugar (não me lembro a fonte) que se você começa a malhar e reduz o seu consumo de calorias ao mesmo tempo o corpo reclama pois de uma hora pra outra passa a gastar mais do que antes, mas recebe menos do que estava acostumado. Entao me dei esses dois meses de tempo para incorporar a malhação à minha rotina diária e deu certo.

Agora acho que chegou a hora de unir a prática de exercícios a uma melhor alimentação. Depois de muito pesquisar na internet, principalmente em outros blogs, escolhi adotar o sistema de metas que vi no blog Para Sempre Cinderela da Dani. Achei formidável a idéia de estabelecer pequenas metas e focar no emagrecimento diário de 100grs. Montei uma planilha para acompanhar o meu desempenho:



Atrelei as metas à eventos importantes que alterarão de alguma maneira a minha rotina, como a visita do meu pai e minha ida ao Brasil para o Natal. Decidi estipular que não haverá perda de peso enquanto estiver no Brasil e acho isso mais realista do que colocar uma meta que certamente não será atingida. Se voltar de viagem com o peso que fui significa que terei me comportado bem.



Decidi seguir a Dieta dos Pontos. Acho que ela se enquadra bem no meu propósito, que é o de não restringir nenhum tipo de alimento mas sim comer tudo com moderação dando sempre preferência aos alimentos saudáveis e naturais. Pra mim a RA se resume a isso no final das contas. A Alethea do Blog Minha Dieta me enviou uma planilha ótima que tem uma tabela com uma infinidade de alimentos e suas respectivas pontuações bem como campos a serem preenchidos com o diário de alimentação, peso, etc. Pretendo usar essa planilha como ferramenta básica na hora de escolher o que comer diariamente.

A única restrição que eu resolvi me impor é aos doces. Já que eles não me trazem nenhum benefício nutricional decidi que posso viver sem eles e cortei-os do meu cardápio. Há uns 5 anos atrás eu fiz uma promessa para Santo Expedito e em troca prometi não comer doces por 3 meses. Eu consegui o meu pedido e de quebra ainda perdi vários quilos. Dessa vez porém decidi não incluir o Santo na dieta, vou fazer por mim mesma. Ficarei sem ingerir nenhum doce até dezembro, quando então vou reavaliar minha posição.

Gradualmente, esse será o passo da implementação dessas mudanças. Não quero fazer nada de maneira precipitada. Quero pensar bem a respeito de cada coisa pra não me afobar e acabar por colocar a perder o que já foi alcançado. Vou continuar lendo muito a respeito de alimentação saudável (o blog da Ene tem sido um grande aliado), pesquisando e ajustando os hábitos da melhor maneira possível. Sei que preciso de ajuda no que diz respeito a elaborar cardápios mais variados já que eu fujo da cozinha e não sou muito fã de testar receitas. Mas isso também vai mudar. Vou colocar a criatividade a serviço da boa alimentação :-)


Pra finalizar quero agradecer de coração todas as novas amigas que fiz aqui e que torcem por mim e me apoiam nessa nova etapa da minha vida. Desejo muito sucesso a todas nessa luta a favor da saúde e do bem estar.

16 comentários:

Jam disse...

Flôr, fico feliz que esteja buscando o seu caminho...É isso ai. Temos que tomar nossas vidas, tomar as rédeas do que comemos, do que fazemos. Sucesso e, para começar, um domingo light para vc!! bjos

Anônimo disse...

Oi,Flor!!! Nossa, fiquei muito feliz com seu comentário no meu blog, muito obrigada!!! me senti acolhida, sabe? Tipo, como uma pessoa que tivesse se sensibilizado com aquela situação. Minha irmã tem a sua idade, mas nunca me apóia em nada, porque se sente envergonhada de uma irmã gordinha. Dane-se ela. Pq já chega dela me magoar... Mas falei isso, porq vc tem a mesma idade que ela, mas muito mais maturidade para compreender o meu problema. Muito obrigada pelo seu apoio, foi muito importante para mim seu comentário! Vou adicionar vc nos meus favoritos e colocar o link no meu blog assim q eu aprender como faço isso no blogspot! Fica com DEUS!!! um grande bjo, Mary! =D

Andy disse...

Oi Flor, vc acabou me fazendo repensar a respeito da minha prática. Vou inicir a cademia essa semana e logo partir para a redução na alimentação, mas creio que posso aguardar um pouco como vc, pois vi que tem razão. Posso eliminar coisas que não me farão falta como refrigerantes, doces e deixar a RA mesmo para mais a frente.
Se vc puder me repassar a planilha dos pontos seria muito grata. REpase para esse email aqui: aleca_cm@hotmail.com.
bjaum e tô contigo!!

Juliene disse...

Oi!
Passei aqui para conhecer o seu blog!
Diga-me, estando no Japão não é mais fácil fazer uma R.A. pelo tipo de alimentação? As comidas não são muito mais leves do que as brasileiras?
Beijos.
Juliene
http://emagrecendo-com-felicidade.blogspot.com/

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Hello bonita, cheia d planos hoje...gostei!! Tb tenho essa planinha do execel e ela é muito boa, qdo vc ver uma marquinha q tem la´descendo e vc perdendo peso...vai sentir a alegria...tudo d bom!!! É c essa tabela q faço minha contagem diária, eu diminui a letra e imprimi q ela é gigaaaaaaaante né...!!Muito boa!! Tb n consigo fazer nada q me restrinja muito q como c os olhos e se n satisfizer minha vontade eu fico c ummal humor...rsrsr!! Então q essa dietinha dos pts me ajuda e muito a ser feliz!! Nunca imaginei q os japoneses fossem tão legais assim...juro p vc!! Eu gosto muito d um bolinho d feijão q eles fazem, fica doce...uma delícia!! Tb amo aqueles docinhos d leite, duuuuuros pacas...n vou saber te explicar o nome...rsrsrsr...mas eles vem embalados individualmente...nega quilo é bom demais...rsrssr!! O hashi aí é caro?? Os apetrechos p comer sushi aí são caros?? Aqui é uma fortuna, um dia eu compro q tb amo sushi...rsrsrsr!!Ai nega, eu só falo d comer...ninguém merece...!!!Beijocas!!

Dani Cinderela disse...

Flor querida amiga!!

que baratoo!!!!..vc pegou minha idéia da planilha e estabeleceu metas pra vc!!!..que coisa boa Flor!!!!

Teno certeza que vamos comemorar cada meta juntas amiga!!!!

RA se iniciando, tabela de pontos na mão, exercícios e metas estabelecidas!!..vc já é um sucesso!!!!

parabéns e estarei te acompanhando amiga!!

beijoossssss

Dani disse...

É isso aí menina!!! As metas são tudo!!!
Obrigada pela visita!
Sempre que puder estarei aqui comentando também!
Ótima semana!

Flavinha disse...

oi Flor!!! amei as dicas viu a sua serenidade e tb a escolha da Dieta dos Pontos eu tb estou fazendo...vamos lá vc não está sozinha bjos

Anabela disse...

Oi querida Flor,

Imprimi este teu post para ler e tirar algumas notas.
OLha, fiquei emocionada por te teres lembrado de mim durante o fim de semana. Obrigada mesmo!
Conheço os florais, mas nunca utilizei, mas olha que vou procurar saber mais e provavelmenete usar!
Por curiosidade, a veterinária dos meu bichinhos, é uma estudiosa das medicinas alternativas na utilização aos animais, quando a medicina convencional não dá resposta.
Tenho utilizado com sucesso alguns produtos homeopáticos e florais nomeadamente para ansiedade, irritabilidade e depedência.
Engraçado...e com isto, não me lembrei que poderia utiliza-los em mim!
Obrigada novamente pela dica, valeu!!!!!!
Boa semana de paz e beijos de mt carinho
Obg por tudo

Andy disse...

hauhuahuah
"Senta que é de menta" ainda não tive o prazer em ouvir...
Obrigada pela dieta dos pontos, essa não conhecia, ouvi falar, mas não conhecia.Qts pontos temos que ter no dia? Ou isso varia de pessoa a pessoa?


Bjaum light para vc amiga!!

Livia Moraya disse...

Show de bola ver a organização em termos alimentares...
fica mais facil e justo com a gente,né?
Vc esta com metas bem realistas,e isso é mt bom!

Fica aqui minha admiração e carinho por vc!

Adorei seu blogg e ja te linkei!
Livia Moraya

disse...

Olá Flor! Primeiramente obrigada pelas palavras tão carinhosas lá no meu blog, mesmo durante minha ausência. E vejo que vc tem metas realistas e é bem consciente do que é possível fazer. Tendo determinação em cumprir o estipulado, certamente os resultados virão. Bjs, sucesso em seus planos e uma ótima semana prá nós. Zá.

Anônimo disse...

Oi muito obrigada por me linkar, e estou te lincando rsrssrsrsrsrsrs

Muito obrigada pela força, e tbm gostei da ideia da colega ja estou preparando minhas novas metas, depois vou por no meu cantinho.

Ótima semana


Bjsss

Unknown disse...

Muito bom..1° vez aqui e adorei...
muito importante adequar alimentação e exercicio fisico...
e isso ai força que chegamos la..bjs

Flavinha disse...

oi Flor!!

então conheci a alface lá na academia.

quero saber destas dicas hein...hehehe vc ainda está tomando anticoncepcional??? bjos

Anônimo disse...

Flor querida!!!

Como vamos nas metas diárias de menos 100gr??

Lembre-se que não se deve pesar todo dia...um dia apenas na semana é suficiente e mesmo assim, naquele dia, o peso pode marcar um alteração que não é real..(retenção de líquidos, inchaço, TPM,etc..)..NÃO DESANIME....a sua roupa ficando larga e sua imagem no espelho vão te dar uma visão da sua perda de peso real!!!

estou na área!!!

beijoossssss

Desafio fim de semana saudavel

Desafio fim de semana saudavel

Eu participo

Eu participo

Meta de Longo Prazo