sexta-feira, 26 de setembro de 2008

E a régua mexeu!!

Queridas

Como aqui em Tóquio já é 6a. feira de manhã, significa que é dia de pesagem para mim, a primeira depois que iniciei a dieta dos pontos. E estou muito feliz pois eliminei 600 gramas em 5 dias. Vim aqui dividir a minha alegria com vocês que são minhas maiores incentivadoras. Já mexi a reguinha aqui do lado....e foi a maior emoção!!! A primeira mexida na reguinha a gente nunca esquece....
hahahahahaha
Beijos a todas!!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Vale quanto pesa?

Acabei de voltar do super e resolvi fazer um painelzinho mostrando os produtos que eu consumo aqui no Japão. Hoje fiz uma comprinha bem básica mesmo, só do que faltava em casa. O supermercado onde fiz minhas compras não é puramente japonês, mas sim direcionado à comunidade internacional, então tem muitas opções de produtos importados e muitos inclusive brasileiros. Só o preço que não é muito convidativo, porém o que tem lá é sempre do melhor possível. Eu gosto de fazer compras lá apesar do preço por que eles têm as etiquetas dos produtos em inglês, então consigo descobrir muita coisa interessante. Depois pego e levo a embalagem do produto no supermercado japonês e descubro que é bem mais barato.




Baby Carrots - descobri hoje que eles têm lá. Eu adoro! As mini cenouras que ficam uma delícia na salada ou mesmo puras para quando não dá tempo de preparar um lanche direitinho. Quando morava nos USA e estava de dieta costumava carregar um saquinho dessas cenouras na bolsa para na hora que a fome apertasse.






Calpis Diet - é uma bebida isotônica que contém sais minerais e aminoacidos, tem a aparência de leite bem aguado, mas é bem gostoso. Eu adoro tomar calpis depois da ginástica, bem geladinho, super refrescante. O diet eu só encontro nesse supermercado.



Latícinios - uma amiga que mora aqui há bastante tempo comentou comigo que só recentemente os japoneses começaram a consumir iogurtes e laticínios em geral. Tanto é que não há muitas opções de sabores e light ou diet não tem quase nada. Na foto: os três potinhos são de um iogurte delicioso, comprei os dois únicos sabores que tem - manga e baunilha. Ao lado deles, esse vocês conhecem..... tem lactobacilos vivos...o Yakult (ou Yakuruto, como eles dizem). Abaixo o Bio que faz bem para a regularidade intestinal e ao lado dele a única marca de iogurte natural desnatado que eu encontrei por aqui.





Esse vocês também conhecem, o requeijão. É a única marca que eu encontro por aqui, e como tantas outras coisas, não existe light :-(





Essas duas caixinhas são experiências, comprei-as pela primeira vez hoje para experimentar. A da esquerda são torradas de centeio. Achei interessante pois elas contém bastante fibra e não muita caloria. A caixinha da esquerda é para o maridinho, que adora levar as barrinhas de cereais para o trabalho já que lá ele não tem muitas opções saudáveis de lanchinho. Essas barrinhas são de maçã, amora e iogurte. Espero que ele goste. Aqui no Japão quase ninguém come barrinhas, por isso acabo tendo que comprar as importadas que são bem caras. :-(




Falando em preço, sempre fico horrorizada com os preços de frutas, verdura e legumes aqui em Tóquio. A explicação é que como aqui é uma ilha, o Japão não tem espaco físico para o cultivo de uma grande variedade de alimentos, e a pouca terra que se tem é usada principalmente na produção de arroz (a grande paixão nacional) então acaba sendo quase tudo importado. O dado que eu tenho é que o Japão importa mais de 50% do que se come aqui. É muita coisa, né gente?

Abaixo, as frutinhas que comprei e seus precinhos "camaradas":


4 laranjas: 580 yenes (aprox. 11 reais)
  • 1 maçã: 263 yenes (aprox. 5 reais)

  • 1 pera: 350 yenes (aprox 6,60 reais)

4 bananas: 298 yenes (aprox. 5,60 reais)


700 gramas de uva: 780 yenes (aprox. 14 reais)





Tá certo que a pêra pesa meio quilo, mas o resto é tudo de tamanho normal. Pode ser que eu esteja por fora dos preços desses alimentos, já que fruta raramente entrava aqui em casa antes do começo da RA.

Outra coisa que me deixou boquiaberta foi o preço da semente de linhaça. Fiquei toda feliz por te-la encontrado no supermercado, mas quase caí de costas com o preço. Um pacotinho com 200 gramas custou 980 yenes, ou seja, quase 18 reais. É esse o preço mesmo? Fiquei pensando quanto custa isso no Brasil. Enfim, espero que por esse preço essa semente me transforme numa Gisele Bündchen.....hahahahahaha


Eu nao tenho noção


Justamente pelo fato de eu não ter a menor noção de peso, quantidade, tamanho das porções resolvi me dar de presente uma balança de cozinha. E não é que eu não tinha mesmo a menor noção? Incrível!!! Não quero me tornar uma louca que só come depois de pesar tudo antes, mas o uso dessa balança tem sido um aprendizado para mim.





Aquela história de medir as porções na palma da mão, ou comparando com um baralho, ou dois dados, enfim, nunca funcionou para mim porque eu não sei quantificar os alimentos visualmente. Nunca tinha aprendido. E agora eu estou VENDO quanto são 100 gramas, 500 gramas.... E isso esta me ajudando bastante na hora de converter a alimentação em pontos. Ficou muito mais fácil e também mais preciso, ne?



O que eu faço agora é o seguinte: vejo quantos pontos quero comer e qual o peso relacionado de determinado alimento. Ai eu separo a quantidade que eu acho que equivale àquele peso. Ponho na balança e na maioria das vezes eu erro pra mais. Quer dizer o que eu acho no olhômetro que são 100 gramas, são 140, ou 150 gramas. O que na hora de calcular pontos ou calorias acaba dando uma GRANDE diferença. Então agora aqui em casa a onda é aprender a pesar, não só a me pesar, como pesar tudo que será consumido. Só assim terei noção de quanto estou comendo na realidade.

domingo, 21 de setembro de 2008

Arregaçando as mangas e indo à luta

Há dois meses voltei a malhar. Decidi começar a luta contra o peso por esse front. Das outras vezes minha estratégia de começar dieta e malhação no mesmo período não deram certo, então dessa vez resolvi ir por partes. Eu li em algum lugar (não me lembro a fonte) que se você começa a malhar e reduz o seu consumo de calorias ao mesmo tempo o corpo reclama pois de uma hora pra outra passa a gastar mais do que antes, mas recebe menos do que estava acostumado. Entao me dei esses dois meses de tempo para incorporar a malhação à minha rotina diária e deu certo.

Agora acho que chegou a hora de unir a prática de exercícios a uma melhor alimentação. Depois de muito pesquisar na internet, principalmente em outros blogs, escolhi adotar o sistema de metas que vi no blog Para Sempre Cinderela da Dani. Achei formidável a idéia de estabelecer pequenas metas e focar no emagrecimento diário de 100grs. Montei uma planilha para acompanhar o meu desempenho:



Atrelei as metas à eventos importantes que alterarão de alguma maneira a minha rotina, como a visita do meu pai e minha ida ao Brasil para o Natal. Decidi estipular que não haverá perda de peso enquanto estiver no Brasil e acho isso mais realista do que colocar uma meta que certamente não será atingida. Se voltar de viagem com o peso que fui significa que terei me comportado bem.



Decidi seguir a Dieta dos Pontos. Acho que ela se enquadra bem no meu propósito, que é o de não restringir nenhum tipo de alimento mas sim comer tudo com moderação dando sempre preferência aos alimentos saudáveis e naturais. Pra mim a RA se resume a isso no final das contas. A Alethea do Blog Minha Dieta me enviou uma planilha ótima que tem uma tabela com uma infinidade de alimentos e suas respectivas pontuações bem como campos a serem preenchidos com o diário de alimentação, peso, etc. Pretendo usar essa planilha como ferramenta básica na hora de escolher o que comer diariamente.

A única restrição que eu resolvi me impor é aos doces. Já que eles não me trazem nenhum benefício nutricional decidi que posso viver sem eles e cortei-os do meu cardápio. Há uns 5 anos atrás eu fiz uma promessa para Santo Expedito e em troca prometi não comer doces por 3 meses. Eu consegui o meu pedido e de quebra ainda perdi vários quilos. Dessa vez porém decidi não incluir o Santo na dieta, vou fazer por mim mesma. Ficarei sem ingerir nenhum doce até dezembro, quando então vou reavaliar minha posição.

Gradualmente, esse será o passo da implementação dessas mudanças. Não quero fazer nada de maneira precipitada. Quero pensar bem a respeito de cada coisa pra não me afobar e acabar por colocar a perder o que já foi alcançado. Vou continuar lendo muito a respeito de alimentação saudável (o blog da Ene tem sido um grande aliado), pesquisando e ajustando os hábitos da melhor maneira possível. Sei que preciso de ajuda no que diz respeito a elaborar cardápios mais variados já que eu fujo da cozinha e não sou muito fã de testar receitas. Mas isso também vai mudar. Vou colocar a criatividade a serviço da boa alimentação :-)


Pra finalizar quero agradecer de coração todas as novas amigas que fiz aqui e que torcem por mim e me apoiam nessa nova etapa da minha vida. Desejo muito sucesso a todas nessa luta a favor da saúde e do bem estar.

Desafio fim de semana saudavel

Desafio fim de semana saudavel

Eu participo

Eu participo

Meta de Longo Prazo