quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Vale quanto pesa?

Acabei de voltar do super e resolvi fazer um painelzinho mostrando os produtos que eu consumo aqui no Japão. Hoje fiz uma comprinha bem básica mesmo, só do que faltava em casa. O supermercado onde fiz minhas compras não é puramente japonês, mas sim direcionado à comunidade internacional, então tem muitas opções de produtos importados e muitos inclusive brasileiros. Só o preço que não é muito convidativo, porém o que tem lá é sempre do melhor possível. Eu gosto de fazer compras lá apesar do preço por que eles têm as etiquetas dos produtos em inglês, então consigo descobrir muita coisa interessante. Depois pego e levo a embalagem do produto no supermercado japonês e descubro que é bem mais barato.




Baby Carrots - descobri hoje que eles têm lá. Eu adoro! As mini cenouras que ficam uma delícia na salada ou mesmo puras para quando não dá tempo de preparar um lanche direitinho. Quando morava nos USA e estava de dieta costumava carregar um saquinho dessas cenouras na bolsa para na hora que a fome apertasse.






Calpis Diet - é uma bebida isotônica que contém sais minerais e aminoacidos, tem a aparência de leite bem aguado, mas é bem gostoso. Eu adoro tomar calpis depois da ginástica, bem geladinho, super refrescante. O diet eu só encontro nesse supermercado.



Latícinios - uma amiga que mora aqui há bastante tempo comentou comigo que só recentemente os japoneses começaram a consumir iogurtes e laticínios em geral. Tanto é que não há muitas opções de sabores e light ou diet não tem quase nada. Na foto: os três potinhos são de um iogurte delicioso, comprei os dois únicos sabores que tem - manga e baunilha. Ao lado deles, esse vocês conhecem..... tem lactobacilos vivos...o Yakult (ou Yakuruto, como eles dizem). Abaixo o Bio que faz bem para a regularidade intestinal e ao lado dele a única marca de iogurte natural desnatado que eu encontrei por aqui.





Esse vocês também conhecem, o requeijão. É a única marca que eu encontro por aqui, e como tantas outras coisas, não existe light :-(





Essas duas caixinhas são experiências, comprei-as pela primeira vez hoje para experimentar. A da esquerda são torradas de centeio. Achei interessante pois elas contém bastante fibra e não muita caloria. A caixinha da esquerda é para o maridinho, que adora levar as barrinhas de cereais para o trabalho já que lá ele não tem muitas opções saudáveis de lanchinho. Essas barrinhas são de maçã, amora e iogurte. Espero que ele goste. Aqui no Japão quase ninguém come barrinhas, por isso acabo tendo que comprar as importadas que são bem caras. :-(




Falando em preço, sempre fico horrorizada com os preços de frutas, verdura e legumes aqui em Tóquio. A explicação é que como aqui é uma ilha, o Japão não tem espaco físico para o cultivo de uma grande variedade de alimentos, e a pouca terra que se tem é usada principalmente na produção de arroz (a grande paixão nacional) então acaba sendo quase tudo importado. O dado que eu tenho é que o Japão importa mais de 50% do que se come aqui. É muita coisa, né gente?

Abaixo, as frutinhas que comprei e seus precinhos "camaradas":


4 laranjas: 580 yenes (aprox. 11 reais)
  • 1 maçã: 263 yenes (aprox. 5 reais)

  • 1 pera: 350 yenes (aprox 6,60 reais)

4 bananas: 298 yenes (aprox. 5,60 reais)


700 gramas de uva: 780 yenes (aprox. 14 reais)





Tá certo que a pêra pesa meio quilo, mas o resto é tudo de tamanho normal. Pode ser que eu esteja por fora dos preços desses alimentos, já que fruta raramente entrava aqui em casa antes do começo da RA.

Outra coisa que me deixou boquiaberta foi o preço da semente de linhaça. Fiquei toda feliz por te-la encontrado no supermercado, mas quase caí de costas com o preço. Um pacotinho com 200 gramas custou 980 yenes, ou seja, quase 18 reais. É esse o preço mesmo? Fiquei pensando quanto custa isso no Brasil. Enfim, espero que por esse preço essa semente me transforme numa Gisele Bündchen.....hahahahahaha


Eu nao tenho noção


Justamente pelo fato de eu não ter a menor noção de peso, quantidade, tamanho das porções resolvi me dar de presente uma balança de cozinha. E não é que eu não tinha mesmo a menor noção? Incrível!!! Não quero me tornar uma louca que só come depois de pesar tudo antes, mas o uso dessa balança tem sido um aprendizado para mim.





Aquela história de medir as porções na palma da mão, ou comparando com um baralho, ou dois dados, enfim, nunca funcionou para mim porque eu não sei quantificar os alimentos visualmente. Nunca tinha aprendido. E agora eu estou VENDO quanto são 100 gramas, 500 gramas.... E isso esta me ajudando bastante na hora de converter a alimentação em pontos. Ficou muito mais fácil e também mais preciso, ne?



O que eu faço agora é o seguinte: vejo quantos pontos quero comer e qual o peso relacionado de determinado alimento. Ai eu separo a quantidade que eu acho que equivale àquele peso. Ponho na balança e na maioria das vezes eu erro pra mais. Quer dizer o que eu acho no olhômetro que são 100 gramas, são 140, ou 150 gramas. O que na hora de calcular pontos ou calorias acaba dando uma GRANDE diferença. Então agora aqui em casa a onda é aprender a pesar, não só a me pesar, como pesar tudo que será consumido. Só assim terei noção de quanto estou comendo na realidade.

10 comentários:

Carin disse...

Olá!
Menina do céu!!! As coisas são realmente muito caras por aí, né?
Fiquei boba com o preço das frutas!!! Aff!
Não sei se já comentei... mas sou neta de japoneses (nem parece, né? rs) e eu amo um missoshiro... hummm
Tá certo que deve reter um líquido danado... mas como tem pouca caloria, e agora que aki tá friozinho... cai tão bem! rsssss

bjos
Se cuida!

Anônimo disse...

Oiiiiiiiiiii, Florrrrrrrrrrrr!!!
Nossa, como as coisas são caras aí!!! Tá certo que aqui no Brasil, as coisas tmabém estão ficando com o preço beeeeem salgadinho, mas nossa, aí é demais!!! rs... Mas, pense o seguinte:é por você e nós SEMPRE valemos à pena!!! Fica com DEUS e um grande beijo!

Unknown disse...

Olha nao sei se conseguiria me adaptar a alimentação do japão, meu primo ficou 5 anos morando ai...ele nao gostava não...
e voce como esta ???
vim deixar um bjo e um otimo dia.

Anônimo disse...

Caraca, como as frutas aí são caras heim, valeu pela visitinha e hoje é realmente o meu dia de provas, além da torta que passei ilesa, aqui no trabalho chegou um monte de doce, pois amanhã será dia de cosme e damião aqui no Brasil, dá pra pensar na quantidade de delícias que está na minha frente, pra mim elas nem existem, kkkkkk. boa sorte aí amiga tudo de bom e que organização heim, fiquei impressionada, com as fotinhas e informação do alimento. parabéns.

Anabela disse...

Oi minha linda!

Engraçado, dessas fotos, só reconheci o Alpen e o Activia.
Eheheheheh, engraçado como as letrinhas são diferentes e cada uma parece um rabisco.
Deve ser uma animação aprender a escrever e a falar japonês !
O preço das coisas está um horror! Mesmo os produtos mais básicos estão muito caros. Me pergunto como as famílias mais numerosas e as carenciadas se conseguem alimentar!!
O mundo anda um pouco aos tombos!
Bem podemos agradecer a comidinha que temos em casa, pois é uma benção!
Já pensei em comprar uma dessas balanças, mas acho que passaria a pesar tudo e a criar mais ansiedade...por agora fico com a balança, a tal nossa amiga que todos os dias olha pra mim, e eu faço força para não cair na curiosidade de ir pesar toda a manhã---mas ponho-lhe sempreeeeee a lingua de fora, pra ela ver quem manda aqui!!!!

Dani disse...

Adorei o seu post de hoje! É interessante saber como a vida nos outro países é diferente e cara!
valeu pela visita!
Beijosssssssss

Flavinha disse...

OI AMIGAAAAAAAAAA estou boba com os preço caraca eu pago em 500g de linhaça R$ 4,00 putzzzzz pede para alguem mandar umas coisinhas para aí para vc poder passar o mes bjos

Anônimo disse...

Oi, tou passando pela primeira vez e ja gostei.
Sabe que eu estou sonhando com uma balanca de cozinha...aiiiiii...e tudo de bom
Um bjao pra ti e BFS
**********
esse ai em baixo e o link pro meu blog ;)
www.2fat.wordpress.com

Zana disse...

meu Deus! não dá pra consumir frutas em Tóquio!rss
ops!nem me identifiquei e já tô dando pitacos.rss
Passeando pelos blogs encontrei o seu, e como não sou boba até já te linkei pra voltar mais vezes.
beijocas
zana
www.emagrecendorealmente.zip.net

Andy disse...

Olá amiga, amei esse seu post pq me deu uma certa noção das variedades que podemos estar ingerindo.
Não tenho muita noção dos preços das coisas, pois raramente vou ao supermercado.
Nunca consumi a semente de linhaça, ela substitui o feijão?
Ah...Senta que é de menta d fato bateu todos os records..hehehhe
Meu gatinho está se recuperando,lentamente mas está..
bjam

Desafio fim de semana saudavel

Desafio fim de semana saudavel

Eu participo

Eu participo

Meta de Longo Prazo